quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SCAREGLOW - FIGURA DE AÇÃO MOTU CLASSICS





Como assinante do Club Eternia, recebo todas as 12 figuras de ação regulares lançadas pela coleção Masters Of The Universe Classics.

O problema é que a assinatura não inclui figuras maiores (como o Gato Guerreiro), ítens acessórios (como as motu bases), relançamentos (tipo o Mentor), nem repaints (um bom exemplo: o razoável Battle Armor He-Man), e com isso eventualmente sou castigado por querer qualquer ítem que fuja do arroz-com-feijão do Club Eternia - o que me obriga a me submeter aos intermináveis plantões em frente ao monitor, todo dia 15 de cada mês, torcendo para que o sistema do MattyCollector não caia ou dê pau.

Outra pequena (ou grande, dependendo do colecionador) desvantagem do serviço, é se comprometer financeiramente sem saber qual será a lista completa de heróis e vilões a serem lançados. Para cada personagem muito aguardado (Mandíbula) virá um ou dois restolhaços... como o amigo caveiroso deste review, o Scareglow - e o ilustre desconhecido Optikk.



Aí você deve estar se perguntando: quem diabos é Scareglow? Bem, se você não se lembra de vê-lo no desenho animado dos anos 80 (produzido pela Filmation), não é por mera falha de memória e sim porque o personagem nunca deu as caras no programa. Mesmo na nova animação de 2002 ele não ganhou sua (merecida?) chance nas telinhas.



O Scareglow foi lançado apenas no formato action figure, sendo um dos últimos lançamentos da série oitentista - o boneco foi para as prateleiras quando a coleção já definhava, lá pelos idos de 1987. E com tiragens pequenas, hoje é impossível adquirir um sem gastar uma pequena fortuna em sites de leilões como o eBay.



A pequena bio da nova figura lançada pela linha Motu Classics, detalha de forma rasteira uma nova e renovada origem para o vilão (abaixo, a versão original do pack e a versão adaptada porcamente por mim):

Scareglow™ Bio Real Name: Karak Nul™

In life, Nul was a shifty bounty hunter who spent years attempting to break into Castle Grayskull®, obsessed with the countless legends that it contained the power to be Master of the Universe. In death, he was cursed and banished into the dimension of Infinita, forever chained to his past crimes. He was brought back to Eternia® by a magical spell of light cast by Skeletor® to locate the most evil warriors in the five dimensions. Provided with a Scythe of Doom, Nul agreed to join forces with Skeletor® and quickly became known as Scareglow™, thanks to his ability to burst forth and freeze his enemies with fright.


Karak Nul (identidade original de Scareglow) era um caçador de recompensas que passou anos tentando invadir o Castelo de Grayskull, na esperança de obter o poder do local e tornar-se um Mestre Do Universo. No pós-vida, foi amaldiçoado e banido para a dimensão de Infinita, onde passaria a eternidade pagando por seus crimes...

Porém, graças a um feitiço de Esqueleto, Nul foi trazido de volta para Eternia, onde foi incumbi do de localizar os guerreiros mais malignos das cinco dimensões. Armado com sua foice do destino, Nul concordou em se aliar às forças malignas de Esqueleto e rapidamente se tornou o ser conhecido como Scareglow.


O Scareglow foi criado a partir do corpo do Esqueleto. Notem que basta tirar os apetrechos de ceifador de almas e colocar os acessórios medievais azuis para ter o velho rabugento em sua frente! :D




Sua pintura é simples, sem gradações, nem muitas firulas e talvez por isso eu tenha achado o boneco tão bizarro quando o vi pela primeira vez. Como seu esqueleto é somente um esquema de pintura por cima de um corpo sólido normal, a miniatura ficou com um tremendo ar de enganação...

Ainda assim, a Mattel soube conferir algumas graças ao obscuro personagem. Pra começo de conversa, o camarada brilha no escuro - se empolgou? Ah, um pouco pelo menos, admita...



Além disso, colocaram alguns acessórios, no mínimo, interessantes. E é claro que não me refiro à imensa foice verde fosforecente do boneco e sim à bizarra miniatura do Castelo de Grayskull que o vilão obcecado traz em sua mão esquerda.



A miniatura na verdade revela-se uma espécie de relicário, que uma vez aberto traz uma minúscula e facilmente perdível (existe isso?) chave. Obviamente, a chave do Castelo de Grayskull! Novamente, algo inesperado: nas fotos de divulgação do boneco, tentei de todas as formas entender o que podia ser aquele bastão esquisito em sua mão - e nem de longe poderia imaginar que haveria algo dentro dele! Gostei.



A capa é removível mas não aconselho a retirá-la. Além de forçar levemente o finíssimo barbante que a segura no pescoço do boneco, ela ainda é o principal apoio para que a figura fique em pé! - felizmente vão lançar os motu stands/dioramas... serão muito úteis com certos personagens!



Um detalhe interessante sobre a capa: ela é mais clara em sua base - onde há até rebarbas e falhas, como se o tecido tivesse sido rasgado.




Antes que eu me esqueça, aí vai uma informação que muitos poderão achar útil. Quanto tempo demora para receber um pack do MattyCollector?

Bom, não é uma regra, nem há uma certeza sobre isso, até porque depende de uma série de condições e circunstâncias, mas apenas para que todos tenham uma idéia: meu pedido (que foi enviado automaticamente, já que sou assinante do Club Eternia) foi despachado em 15 de Novembro de 2009 e chegou somente em 05 de Janeiro de 2010.

Portanto, foram quase 50 dias para recebê-lo em mãos - e olha que moro no Estado de São Paulo...





Como parte da assinatura, este boneco é passável - mas se você só compra alguns personagens da coleção, eu pularia este. Por 20 dólares mais envio, impostos e uma longa espera pela chegada, seu dinheiro seria melhor aplicado em bonecos como o Gato Guerreiro - este sim, imperdível! :D




Para mais novidades e vídeos sobre figuras de ação, assine o feed do brinquedos baratos! - e não deixe de me seguir no twitter. ;)

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do blog via e-mail:

Delivered by FeedBurner