sábado, 16 de janeiro de 2010

REVIEW: TARTARUGAS NINJAS (NECA)




As Tartarugas Ninjas foram compradas pela Nickelodeon. Com isso, ninguém sabe ainda como fica a licença da NECA para produzir ítens colecionáveis dos personagens. A única certeza até o momento é de que a Playmates continuará explorando a marca em escala global.

Ocorre que... bem, sou muito mais as figuras de ação da Neca! Só que até o anúncio acima sair ,eu vivia empurrando com a barriga a compra das Tartarugas by Neca por achar que sempre podia comprar depois...

Resultado: me ferrei grandão! Um set completo, que pelo eBay podia sair baratinho até então, por algo entre 100 dólares com envio incluso, pulou para patamares acima do normal - hoje comprar as quatro em packs avulsos sai por algo como 150 a 200 dólares mais envio e despesas como impostos e shipping and handling.

No final das contas, resolvi correr atrás do prejuízo por aqui mesmo. E depois de uma peregrinação por lojas do Wal-Mart, Submarino e Ri-Happy, finalmente consegui comprar todas as quatro tartarugas!

Vitória! :D



O grande diferencial dessas tartarugas é seu visual. Ele foi baseado nos quadrinhos originais de seus criadores, Kevin Eastman e Peter Laird, e não nos desenhos animados. Com isso, as miniaturas ganharam um estilo único, nunca visto em seus bonecos articulados vendidos nas grandes lojas.

Minha opção pelos packs avulsos tem fundamento: somente assim é possível montar o incrível diorama da calçada com o poste de luz. Além disso, a versão embalada numa caixa não oferece o monte de acessórios vistos nas fotos aqui relacionadas - outro ponto negativo de levar o conjunto no formato box.

Cada cartela oferece, além da figura em si, uma base, uma mini-tartaruga, um par de mãos extras (com tachinhas em sua palma), a arma original de cada personagem mais alguns mimos - que variam de acordo com o herói, podendo ser desde uma parte do cenário até um cilindro de ooze (substância responsável pela transformação das tartarugas).






As embalagens reproduzem fielmente a arte original dos quadrinhos. Do logo à arte do verso, tudo tem aquela cara de velharia/tosquice clássica da dupla de criadores das Tartarugas Ninjas. Os bonecos vêm bem protegidos dentro dos packs, firmemente amarrados a arames plásticos e fitas durex.

Aliás, minha bronca (única, aliás) com essas embalagens é o uso de durex para grudar os acessórios no interior do blister. Várias peças estão melecadas com durex, e ainda não sei com que tipo de líquido posso limpar tudo sem retirar a tinta. Aceito dicas sobre o assunto!



Sacadinha ótima da Neca: utilizar as linhas e rachuras típicas dos quadrinhos para realçar volume e tridimensionalidade aos bonecos.


Todas as figuras usam o mesmo corpo padrão - fato que pode ser constatado facilmente, mesmo através de fotos, olhando-se para os traços pintados ao longo do corpo e pela escultura sem especificidades.

O diferencial da modelagem fica por conta das cabeças. Como todas as Tartarugas usam faixas vermelhas nos quadrinhos, a Neca caprichou nas expressões de cada personagem, de modo que basta olhar para o rosto de cada figura para sacar logo de cara quem é quem.

Raphael tem a expressão mais revoltada, Donatello um ar mais pensativo, Michelangelo uma cara de paspalho e Leonardo ... bem, ele me lembra meu chefe! É exatamente a cara do meu superior quando ele está com desejo de sangue e miolos numa segunda-feira pela manhã! :D

A escultura desses colecionáveis é responsabilidade dos Four-Horsemen - os mesmos da coleção Masters Of The Universe Classics. Será que esses caras nunca erram?



Com 20 pontos de articulação, não há muito o que espernear - há uma gama imensa de poses possíveis, bastando apenas ter tempo para testar os limites desses bonecos. Como sempre tenho certo receio quanto à resistência desse tipo de colecionável, ainda estou aprendendo o que é possível ou não fazer com essas Tartarugas.



No quesito acessórios, a Neca soube compensar com sobra aqueles que optaram por gastar em mais comprando os boneco a parte. Veja, abaixo, o que acompanha cada herói!



Donatello: bastão bo, par de mãos extras, cilindro com ooze, mini-tartaruga e uma base (trecho de rua com bueiro).


Michelangelo:
par de nunchakus, par de mãos extras, três estrelas ninja, mini-tartaruga e uma base (trecho de rua com pedaços de madeira).


Leonardo: par de espadas, par de mãos extras, hidrante, mini-tartaruga e uma base (primeira parte da calçada).

Raphael: par de sai, par de mãos extras, três shurikens, o poste completo e uma base (segunda parte da calçada).








Uma coisa que me deixou aborrecido foi a extrema fragilidade dos acessórios. Feitos de um material muito delicado, eles requerem um cuidado acima da média quando manipulados. Na foto cima, bem em cima da palavra brinquedos, é possível ver uma fissura no bastão bo de Donatello - que não caiu no chão, nem sofreu nenhum impacto e já apresentou um problema!



Porém, o maior problema foi com o poste de luz. A peça, que vêm no pack do Raphael, simplesmente quebrou! - o arco com a luminária não suportou a pressão de ser encaixado no poste em si e rompeu-se ... na primeira tentativa de encaixe! Preciso descobrir que cola usar para consertar o estrago mas já cogito comprar outro pack para deixar em reserva.




E com o aperto de mão ninja, encerro o review!

Mas, apesar do problema com os acessórios (o que acabou me impedindo de mostrar uma imagem completa com o diorama), recomendo muito esta coleção! Só não demorem para adquiri-la, pois é cada vez mais complicado achar esses bonecos... mesmo no Brasil!


Correção: graças ao aviso do amigo orkut abandonado, descobri que o bastão bo do Donatello não está quebrado - aquele vão é de um encaixe (o bastão se divide em dois!). Assim que der, posto uma imagem aqui para apreciação!


Nenhum comentário:

Receba as atualizações do blog via e-mail:

Delivered by FeedBurner