terça-feira, 1 de setembro de 2009

JLU REVIEW: SCARECROW






O boneco, em momento de reflexão...

Esta figura do Espantalho é baseada na terceira versão do personagem, vista na segunda fase da série animada do Batman, quando o show sofreu um verdadeiro extreme-makeover, com o redesign de todos os personagens, e ganhou um novo nome: The New Batman Adventures.

A versão animada.

A idéia por trás disso tudo era que o programa tivesse o mesmo traço de Superman: The Animated Series, que era exibido no mesmo segmento e contava com um estilo mais para o cartoon. Além da mudança de nome, o desenho ganhou a presença de Batgirl, Asa Noturna e Robin, que passaram a ser presenças obrigatórias nos episódios.

Embora tudo isso apontasse para uma suavização da série... bem, não foi exatamente o que aconteceu. A começar pelo look dos personagens. Todos ganharam um visual mais sinistro! Considero o Espantalho, junto do Sr. Frio, os dois melhores upgrades realizados na galeria de vilões do morcego.







A evolução do Espantalho - Fonte: Animated Superheroes.

A Kenner lançou a primeira versão do vilão, há muitos anos atrás, usando como referência a segunda versão do personagem. Mas quando você compara com o boneco deste 4-pack, fica claro qual figura ficou melhor. Compare:


O Espantalho da Kenner.

Das quatro figuras lançadas neste set, posso dizer que o Espantalho é a mais bacana. E não falo isso por uma questão de gosto mas porque ele realmente se sobressai na comparação com as outras miniaturas. A começar pela fidelidade em relação ao personagem do desenho animado.

Comparação do boneco com o Questão e o Soviete Supremo.

É comum, aliás, quase uma regra quando o assunto é JLU, que suas figuras saiam sempre com certas deformações ou diferenças brutais em relação aos heróis e desenhos vistos na série de tv. Basta ver as figuras femininas para se convencer disso.

Mas isso não acontece com este camaradinha das fotos. A Mattel conseguiu realizar um excelente trabalho neste boneco, que ficou idêntico a sua contraparte animada.





A articulação aqui, como sempre, é a básica: cinco pontos. Porém, o pescoço tem seus movimentos bem limitados por causa do cabelo...o que nos leva ao próximo ponto - a escultura. Embora o tronco e as pernas sejam lisos, sem nenhum trabalho de modelagem, todo o resto teve um tratamento atencioso.

Close na figura: até nas fotos mal tiradas ele se saiu bem! :D

O sobretudo (maleável), embora possa até passar uma leve impressão de reaproveitamento, é exclusivo. Comparei com o outro encapotado da coleção, o Questão, e ele usa um modelo diferente, mais largo e muito maior. O do Espantalho é diferente também na lapela e na parte inferior, que ainda conta com alguns rasgos, dando aquele ar de farrapo humano, característico do vilão. :D


Os braços e mãos, também exclusivos, são um show a parte. Me diga quantos bonecos dessa coleção você conhece que possuem os dedos separados? E numa posição dinâmica o suficiente para fazer sentido quando não está paralela ao corpo?


É na cabeça que está um dos poucos defeitos da figura. O chapéu, muito baixo, não permite uma boa visão de seu rosto, um dos mais bem esculpidos de toda a coleção JLU.

O nível absurdo de detalhes das feições do Espantalho me espantou: dentes em relevo, a aparência esquelética/cadavérica, os olhos afundados...caramba, boa parte da grana para desenvolver esse conjunto deve ter sido enterrada só aqui! - até a corda amarrada no pescoço ganhou um aspecto convincente, com relevo e cores que simulam muito bem uma corda de verdade!!!



A pintura deste boneco é impecável. Não há manchas, nem problemas aparentes - e não foi por falta de procurar que não encontrei. Aliás, a qualidade da pintura é um ponto que muitos colecionadores tem elogiado nessa linha de 4-packs - ela não segue o padrão tabajara/paraguaio dos packs vendidos nas lojas populares.


Uma coisa que a princípio achei esquisita, foram aquelas manchas marrons no tronco do boneco. Somente quando fui procurar por referências do desenho animado é que entendi que o marrom é a cor da roupa de baixo da figura - e a cor preta está ali para dar uma impressão de sombra. Justamente o contrário do que eu imaginava...


Acessórios: o Espantalho é o único bonequinho do conjunto que possui um acessório - no caso, seu cajado. Eu gostaria que tivessem incluído uma pistola, claro, mas acho que seria pedir demais.

Aqui, aliás, cabe uma grande crítica à Mattel - uma coleção com o termo FAN COLLECTION no nome não deveria, pelo menos, oferecer acessórios nos packs?

Por mais inúteis que fossem, eu gostaria que essas figuras trouxessem algo - qualquer coisa - extra. Nem que fossem peças para montar uma BAF do L-RON. Pelo menos isso ajudaria a justificar o preço exorbitante do conjunto.


Concluindo: acho que uma nota DEZ é merecida neste caso. Este Scarecrow representa (quase) tudo que uma figura de ação pertencente a uma coleção exclusiva, voltada para os colecionadores, deve ter - escultura bem feita, modelagem exclusiva, pintura competente e acessórios (ok, UM acessório). Isso sem contar o fator surpresa (quem iria imaginar que um personagem de BTAS daria as caras?).

Se eu tivesse que dar ao menos um bom motivo para um colecionador comprar esses 4-packs, esse motivo seria o Espantalho! Sem dúvida, uma ótima aquisição para aqueles que curtem JLU...

Clique na imagem abaixo para pesquisar e comparar preços de FIGURAS DE AÇÃO DA LIGA DA JUSTIÇA no Buscapé.



Um comentário:

Fabiano disse...

Concordo contigo Fritador... também comprei esse pack e o Espantalho foi o que mais me surpreendeu positivamente... embora o preço não seja lá muito atrativo só essa figura já vale a pena. Abs.

Receba as atualizações do blog via e-mail:

Delivered by FeedBurner