segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DC UNIVERSE CLASSICS REVIEW: GAVIÃO NEGRO





A COLEÇÃO:

A coleção DC UNIVERSE CLASSICS (DCUC) é uma das cinco linhas de figuras de ação produzidas pela Mattel sob a marca DC UNIVERSE. As outras quatro incluem a Justice League Unlimited (JLU), a Fighting Figures, a Giants of Justice e a DC Infinite Heroes.

Com a exceção da linha Giants of Justice, todas as outras marcas já foram lançadas no Brasil, ainda que de modo irregular. No caso específico da DCUC, apenas a primeira wave chegou às nossas lojas, em 2008 - com diversos reestoques ao longo dos últimos meses.

A wave 1 é composta por Batman, Tornado Vermelho, Etrigan, Pinguim e Orion, tendo o herói Metamorfo como figura montável - também chamada de BAF (Build-A-Figure) ou CAC (Collect-And-Connect). Nas lojas nacionais o preço médio desses bonecos é de R$59,00.

O Gavião Negro deste review pertence à wave 6 da coleção DCUC, lançada em Dezembro de 2008 nos Estados Unidos - e inédita no Brasil.

O CHECKLIST:


Senhor Milagre (Mr.Miracle) - perna direita.


Gavião Negro (Hawkman) - braço direito.


Mariposa Assassina (Killer Moth) - cabeça e tronco.


Super-Homem (Superman) - braço direito.


Capitão Marvel (Shazam) - perna direita.


As figuras variantes são Dr. Impossible (Doutor Impossível) e Superman. A BAF/CAC traz o vilão Kalibak, filho de Darkseid. Um fato que achei curioso, foi a escolha de uma versão regular do Superman como variante - quando o normal seria o contrário (no caso, que a versão com o traje negro fosse a variante).

O REVIEW:


Embalagem: não há novidades neste aspecto. A Mattel mantém o mesmo padrão em seus packs desde o lançamento da coleção - o que considero positivo. O formato quadrado facilita na hora de guardar, ou mesmo empilhar, e o visual idêntico em todas as waves, além de facilitar a localização das cartelas nas lojas, deixa a coleção com certa identidade nas prateleiras dos colecionadores. :)


Outro ponto que considero acertado, é o fato dessas cartelas esbanjarem informações sobre a figura e o personagem. Pode até ser algo descartável para crianças ou civis, mas para os fãs é essencial!

A parte da frente menciona, além do nome do personagem, o número da wave e da peça. No verso temos um checklist visual com todos os heróis e vilões principais da leva, bem como uma pequena biografia do personagem e alguns dados e curiosidades sobre sua criação, num texto intitulado estatísticas. Cool! :D


Biography: During Ancient Egypt’s 15th Dynasty, Prince Khufu and his beloved Princess Chay-Ara discovered a downed spacecraft from the planet Thanagar. Exposure to the ship’s anti-gravity Nth Metal allowed Khufu and Chay-Ara to be reincarnated countless times throughout the ages to follow. In modern times, Khufu became the hero Hawkman, Chay-Ara reincarnated as his beloved Hawkgirl.

Statistics: First Appearance: Flash Comics #01 (Janurary 1940). Real Name: Carter Hall. Occupation: Super Hero. Base Of Operations: St. Roch, Louisiana. Special Abilities: wing-maneureved flight enabled by anti-grativty nht metal; wields a variety of ancient weapons, particulary shield, dagger, and mace; expert hand-to-hand combatant.


O pack é bacana de guardar lacrado mas se sua intenção é abri-lo e depois retornar o boneco à sua posição original, terá muito trabalho pela frente - a figura está firmemente atarrachada ao plástico interno, e a parte das asas é muito complicada de ser removida. Acabei destruindo o plástico e jogando fora o pack...


Escultura: nem é preciso ter comprado as outras figuras para concluir que se trata do melhor trabalho dos Four Horsemen (os escultores responsáveis pela coleção) nesta wave.

Enquanto os outros bonecos usam um corpo padrão, sem muitos detalhes no uniforme ou no corpo, este Gavião conta com uma quantidade
de cuidados acima da média em sua modelagem.


Baseado na versão clássica do herói emplumado, este Gavião Negro possui uma estrutura que permite abrir suas asas, bem como movê-las para frente e para trás - num sistema que nunca vi em outras versões do personagem, e nunca poderia esperar ver numa miniatura fabricada em larga escala. E tudo isso acoplado num sistema até que bem discreto, posicionado nas costas do boneco.


E atentem para o excelente trabalho realizado na escultura das asas... só um nerd muito do ranzinza conseguiria ver algum defeito ali! Quando abertas, elas medem cerca de 30 cm, de uma ponta até a outra.


O capacete do Gavião é perfeito, ainda que não seja removível, e limite um pouco a movimentação da cabeça. Mas eu não me surpreenderia se a Mattel ainda lançasse, um dia, uma nova versão com o capacete solto - afinal, já fizeram isso com o Orion, um personagem muito menos popular...


Os braços, as mãos e os ombros possuem veias saltadas, algo que não me recordo ter visto antes - até os mamilos foram modelados.


Uma coisa que sempre me irrita na pintura dos uniformes, é o fato da tinta ser frequentemente utilizada para delinear contornos, em locais que deveria haver certo relevo - cumprindo, assim, o papel da modelagem. Felizmente, isso (quase) não ocorre nessa figura - a maioria desses pontos foram (milagre!) esculpidos, ao invés de disfarçados com tinta.

O cinturão é fixo mas em alto-relevo, e os feixes que "seguram" as asas, parcialmente soltos do corpo. Nas botas, até as linhas em formato de lanças foram esculpidas. E a cinta não é um mero risco amarelo - e sim uma...aham...cinta de verdade - e com direito a coldre!


Articulações: o Hawkman possui 27 pontos de articulação, e oferece uma imensa gama de poses, graças às suas asas - cujo mecanismo permite uma movimentação fácil. Porém, recomendo cuidado especial na hora de movê-las. Notei um certo desgaste na conexão das asas com a estrutura de engate das costas - e olha que o boneco é novinho!

A cabeça, conforme mencionei antes, tem certas limitações de movimentação, mal se movendo para frente e para trás, graças ao capacete. Mas os movimentos laterais são normais.


Pintura: acima da média, com poucos borrões ou manchas. O trabalho feito nas asas é sensacional e merece ser mencionado - embora fisicamente elas sejam fininhas, a pintura não é chapada e passa uma impressão de volume bacana.


A pintura do uniforme, na minha opinião, foi beneficiada pela escultura mais detalhada. Com o relevo, a tinta não tem tanto destaque na hora de definir os detalhes do uniforme, e pequenas falhas ficam disfarçadas (ou são evitadas) pelo relevo da escultura.

No geral, acho que uma pintura menos brilhante (mais suja) poderia ter sido benéfica para a figura... mas se a intenção era criar uma versão baseada no Hawkman dos Superamigos, acho que não poderiam ter feito nada muito diferente.

Acessórios: o Hawkman vêm acompanhado de escudo, maça e espada. O escudo pode ser encaixado em qualquer um dos braços. Já a maça e a espada, somente na mão esquerda - a única que vêm aberta. E, o melhor de tudo isso: todos os acessórios se encaixaram com firmeza na mão da figura.

Embora o coldre da cinta já venha com a espada encaixada, ele também acomoda com facilidade a maça do herói.

Além dos três acessórios, o Hawkman ainda traz o braço direito do Kalibak. Como pretendo montar esse camaradinha algum dia, não posso reclamar muito... mas tenho de reconhecer que no seu lugar seria muito mais útil vir uma base (stand).

O Hawkman fica em pé sem dificuldades com suas asas fechadas. Porém, quando abertas... um suporte faz falta.


Nota: como costumo avaliar numa escala de um a dez, darei um dez - mas pensei seriamente em dar um doze! Esta é uma das melhores figuras de ação da coleção DCUC, e uma das mais bacanas que já comprei , desde que dei partida em minhas coleções de miniaturas.

Afinal, além de ser bem esculpida, articulada na medida certa, ter uma boa pintura e oferecer vários acessórios, ela ainda possui um preço acessível - cerca de 13 dólares (em média) no eBay. Se for comprar somente uma figura DCUC, ou apenas uma figura da wave 6, que ela seja o Hawkman. Garanto que não se arrependerá! :D


Clique nas imagens abaixo para comparar preços de...

Foto Boneco SimpsonsFoto SimpsonsBoneco

...bonecos do BEN 10, no Buscapé, e de bonecos dos SIMPSONS, no Bondfaro!

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do blog via e-mail:

Delivered by FeedBurner