sábado, 16 de julho de 2011

SMURFS: HALLOWEEN - COLEÇÃO COMPLETA



Embora o Brasil esteja vivendo uma nova onda smurf nas lojas, com os bonecos dos Smurfs voltando às prateleiras e até se tornando tema do Mc Lanche Feliz, fora do país a linha de bonecos dos SMURFS nunca foi encerrada. Pelo contrário: há uma grande comunidade mundial de colecionadores, de modo que sempre houve demanda pelas miniaturas de PVC dos personagens.

A fabricante alemã dessa coleção, a Schleich, lança todos os anos um set dos duendes azuis, com temas variados como Futebol, Cinema e Índio.

No Brasil, pelo menos por enquanto, quem vem sendo responsável pelo retorno dos Smurfs às prateleiras tem sido a Sunny. Suas miniaturas são bem diferentes das lançadas por aqui nos anos 80 : são bonecos articulados e num plástico mais firme que o pvc da coleção que você vê nas imagens do post.

Há alguns anos atrás comprei o conjunto de 2006, da Schleich, cujo tema é o Dia das Bruxas (Halloween).

O set é composto por nove smurfs, todos travestidos de monstros e outras criaturas relacionadas com a data comemorativa. A lista inclui: Drácula, Fantasma, Lobisomen, Múmia, Morte, Frankenstein, Feiticeira e Cabeça de Abóbora.

A altura média dessas figuras (estáticas, é bom frisar) é de 5 cm.

A qualidade da pintura e acabamento, pelo menos das minis que comprei, é excelente. Mesmo os detalhes pouco aparentes não possuem borrões perceptíveis, e nota-se um grande cuidado na escultura.

Dois bons exemplos desse quesito: o manto do Smurf vestido de “Dona Morte” tem uma textura semelhante ao de pano, e os pêlos do Smurf Lobisomen são salientes e reproduzem com perfeição o aspecto “felpudo” esperado.







Os bonecos são feitos de plástico duro (PVC) e vêm identificados com um selo da fabricante alemã, a Schleich. Além dessa identificação de papel, há também outras marcações, geralmente nos pés dos bonecos, com o ano de fabricação e o nome do criador dos personagens, Peyo.

Abaixo, uma listagem com os nomes originais de cada boneco e seus códigos identificadores, que constam nas etiquetas originais.

* 2.0541 – Dracula Smurf
* 2.0542 – Ghost Smurf
* 2.0543 – Werewolf Smurf
* 2.0544 – Mummy Smurf
* 2.0545 – Grim Reaper Smurf
* 2.0546 – Frankenstein Smurf
* 2.0547 – Witch Smurfette
* 2.0548 – Pumpkinhead Smurf


Geralmente os Smurfs dessas séries temáticas são todos genéricos, ou seja: não fazem parte do elenco principal da série – ou, se fazem, as roupas e acessórios diferentes tornam impossível sua identificação.

Os únicos “smurfs celebridades”, com presença em vários sets são o Papai Smurf, o Smurf Gênio e a Smurfette (essa, quase onipresente). Mesmo assim, eles não são presença garantida em todos os conjuntos.

Os bonecos dessa coleção são vendidos avulsos, sem embalagem. Recebi os meus embalados em saquinhos no estilo Zip-Lock, dentro de um envelope pardo com revestimeno interno de plástico bolha. Felizmente, todos chegaram inteiros…

Se você procura comprar Smufs, recomendo uma boa pesquisa antes – se for via eBay, leia com atenção as avaliações dos clientes do vendedor, e se for por alguma loja virtual, pesquise a opinião de quem já fez alguma transação com a mesma.


O preço normal desse conjunto que comprei é de cerca de 50 dólares. Suspeite sempre de conjuntos vendidos por valores muito baixos. Frequentemente o barato sai caro – as vezes, muito caro…

Ao comprar, não se esqueça que há outros valores envolvidos, como frete e impostos ao chegar ao Brasil (a taxação por aqui é de 60% do valor total do pacote, incluindo ai o frete).

No próximo post sobre o assunto, falarei sobre algo muito importante a ser observado ao se comprar smurfs: como diferenciar produtos falsos (fakes). Aguardem!



Nenhum comentário:

Receba as atualizações do blog via e-mail:

Delivered by FeedBurner