sábado, 7 de novembro de 2009

FIGURAS DE AÇÃO RARAS: HAL JORDAN - COLEÇÃO JLU





Via: AFI.

Em 2005, a Mattel resolveu lançar uma figura de ação do Lanterna Verde Hal Jordan. O ítem foi produzido em tiragem limitada (apenas 100 bonecos) e distribuído apenas entre os funcionários envolvidos na produção do desenho e da linha de brinquedos da Justice League Unlimited - o que incluiu pessoas da Warner Bros Animation, DC Comics e da Mattel.

A idéia da Mattel ao criar este verdadeiro ítem de colecionador, era agradecer aos que contribuíram para o sucesso do show ao longo daquele ano. Idéia bacana, claro - mas para os fãs isso foi um verdadeiro tapa na cara.



O caso é que Hal Jordan não é bem um personagem obscuro ou de pouca repercussão entre os fãs. Embora sua participação no desenho da Liga da Justiça tenha sido relâmpago, e se limitado ao episódio The Once And Future Thing - Part II, onde os personagens da equipe estão envolvidos numa viagem temporal, o herói é um dos, digamos, graúdos nas histórias em quadrinhos.



Trecho do episódio com a participação de Hal Jordan.


A Liga da Justiça passa frequentemente por mudanças nas hqs, mas algo imutável ao longo de sua história é sua composição entendida como principal: Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Aquaman, Flash, Caçador de Marte e... Lanterna Verde (no caso, Hal Jordan). Fases vêm e vão mas o super-grupo sempre volta à sua formação principal.

Hal Jordan já foi substituído, enlouqueceu, morreu, retornou como um espírito vingador mas os fãs sempre pediram por seu retorno como Lanterna Verde oficial da Terra... e foi isso que aconteceu há poucos anos atrás nos quadrinhos - no Brasil, ele já possui até mesmo um título mensal!

Portanto não é difícil entender a raiva dos fãs...


O boneco do Lanterna Verde vêm em uma cartela diferenciada das lançadas até então. Ela é toda pintada de verde, possui uma grande imagem de Hal Jordan no verso, um card exclusivo do Lanterna, e ainda traz uma dedicatória especial. A cereja do bolo fica por conta do autógrafo de Bruce Timm (produtor da série JLU).


Por muitos anos os fãs reclamaram e pediram pelo lançamento de uma figura regular de Hal Jordan, mas em vão. A única coisa que realmente aconteceu foi a supervalorização do original, que pouco depois de ser distribuído, em 2005, logo chegou ao eBay atingindo valores acima da média, mesmo para um ítem exclusivo.

Me recordo claramente do primeiro leilão que vi desta figura. O valor alcançado foi 1000 dólares. Em Março deste ano, outro anúncio no mesmo site foi finalizado por 1500 dólares...


Somente agora, em 2009, a Mattel deu um jeito de amenizar a revolta dos colecionadores, ao lançar o 3-pack Green Lantern Origins, com uma figura do Hal Jordan. O boneco lançado não é fiel ao da cartela acima, nem deixou todos os fãs satisfeitos, mas pelo menos é uma opção para aqueles que ainda procuravam uma miniatura do herói, compatível com a coleção da Liga da Justiça...

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do blog via e-mail:

Delivered by FeedBurner